Nós enxergamos na Darkish um desafio: uma marca tão autêntica deveria ter um kit de identidade sonora
à altura, que fosse certeiro e não a limitasse ao mesmo tempo. Para isso, fizemos um briefing com a Mish Cintra, a criadora da marca, que também é a dona das mãos habilidosas que confeccionam todas as peças.
No Instagram da loja (@darkish_craft), já temos uma pista inicial da atmosfera da marca. São acessórios
de moda, como esse colar com pingente, que combina elegância e mistério. Existe também algo de sensual nos itens, como essa cinta-liga personalizada, e os braceletes, que podem virar algemas dependendo da forma como se usa.
Conversando com a Mish, coletamos outras informações essenciais, as que orientaram toda a nossa criação: Faz referência à estética gótica e cyberpunk, especialmente. Bebe em fontes como o filme “Matrix”.
Tem um lado sensual muito nítido e inclusive alguns acessórios servem também como itens de BDSM. Estimula o empoderamento feminino ao oferecer produtos feitos exclusivamente sob medida para que sejam usados por qualquer
tipo de corpo. Encoraja a consumidora a ser ousada e estilosa na forma como se veste, sem medo de julgamentos.
The Nerve (ESC)
Tendo isso em mãos, pensamos em como a letra de uma pequena canção (o que chamamos de Essência Sonora Cantada) poderia resumir o espírito da marca. Chegamos a algo mais narrativo, que tem uma protagonista feminina e uma situação simbólica. Ao mesmo tempo, em poucos versos, teríamos que mostrar a alma da Darkish e também trazer uma ideia do benefício que ela oferece às clientes, porém, de forma poética, artística, sem os clichês dos jingles tradicionais. Foi assim que surgiu “The Nerve”:
<iframe data-testid="embed-iframe" style="border-radius:12px" src="https://open.spotify.com/embed/track/5mx7S5jTqRTGrvmNyhdPWW?utm_source=generator" width="100%" height="352" frameBorder="0" allowfullscreen="" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; fullscreen; picture-in-picture" loading="lazy"></iframe>
There was a time
I used to hide myself
as if I had to live in stealth
inside the wardrobe of someone else
But then a witch came from the dark
And said “Let your shadow spark!”
And now I have the nerve
To be who I deserve to be!
And now I have the nerve
To be who I deserve to be!
Tradução:
Houve um tempo
em que eu costumava me esconder
como se precisasse viver em sigilo
no guarda-roupas de outra pessoa
Mas uma bruxa veio do escuro
e disse: “Deixe sua sombra brilhar!”
E agora eu tenho a coragem
de ser quem eu mereço ser!
E agora eu tenho a coragem
de ser quem eu mereço ser!”
“Nerve” significa “coragem” em inglês, língua que melhor se encaixa para comunicar a identidade da marca segundo a própria Mish.Em poucas palavras, sintetizamos a ousadia de quem escolhe os produtos da Darkish, a atmosfera sombria e mística que envolve a estética gótica, a sensualidade e a ferocidade de quem não pede autorização para ser quem se é.
A pequena história evoca algo que possivelmente muitas das clientes já viveram: alguma insegurança em relação ao próprio estilo ou ao próprio corpo e a anulação de si mesma para se adequar ao que era esperado. Mas o elemento místico, algo que seria esse espírito da Darkish, a “bruxa”, surge e estimula uma libertação para se vestir e ser da forma como se deseja. Percebe a potência de uma ESC? Essa é uma canção eterna para a marca. Daqui a 20 anos, ainda fará sentido e terá utilidade, o que não se aplica a um jingle convencional.
Shiny Shadow (ESI)
A música por si só é uma linguagem rica, que transmite emoções e sensações mesmo sem o auxílio da palavra. Por isso existe também a ESI (Essência Sonora Instrumental), que simboliza a marca apenas com sons e tem um uso mais amplo, pois pode ser inserido como trilha de fundo para os mais diversos vídeos ou outros formatos de mídia. Confira a ESI da Darkish, que recebeu o nome de Shiny Shadow (Sombra Brilhante):
(link para Shiny Shadow Spotify)
Aqui nós utilizamos como inspiração as referências musicais que a Mish considerou as mais adequadas numa playlist montada em colaboração. Existe um ar de mistério, sensualidade e calmaria no início que logo passa para uma sonoridade mais explosiva. São os dois lados da personalidade da marca unidos na mesma vibração.
Assinatura Sonora
Não menos importante é a assinatura sonora para completar o kit de identidade. Ela é o equivalente ao logotipo da marca, mas em versão de som. Simples e rápido:
(link Spotify Assinatura sonora Darkish)
Gostaria de saber mais sobre os serviços da Signa Sound?
Envie um e-mail ou chame diretamente no WhatsApp. Clique aqui. (link para Contato)